Domingo, 7 de Dezembro de 2008

TENHO SAUDADES DA MINHA TERRA ANTES DE TER UM SENHOR DOUROR """ANTES DE TER DIREITO A VOTO"""TENHO SAUDADES DA MINHA TERRA DO VOLKSVAGUEN''''PAGO POR TODOS TENHO SAUDADES DA MINHA TERRA QUANDO HAVIA HOMENS QUE FALA VAO POR TODOS TENHO SAUDADES DE MIM MESM

Tenho saudades de Cardigos! Quando eu era pequenina sonhava em ter uma casa grande, Uma família unida, como tinha naquela altura sonhava em ter muitos filhos para encher essa casa. Quando era pequenina eu sonhava em ter um jardim com muitas arvores para fazer uma casa na arvore como tinha na casa do Avô, queria ter uma família grande para na noite de Natal rodarmos e cantarmos a volta da fogueira grande da praça fria, oh! Como eu tenho saudades desses Natais em Cardigos na casa do Avô, corríamos pelos campos que o Avô cedia generosamente, ás famílias numerosas de ciganos nómadas e assistíamos as suas festas e Rituais, eram magicas as férias do Natal em casa do Avô. Tenho saudades de andar pela adega e me esconder por entre as numerosas pipas de vinho que eram 3 vezes maiores do que eu, tenho saudades de ver os Homens da aldeia no lagar enquanto cantavam e pisavam as uvas fazendo um belo vinho que a Avó Titina punha açúcar porque fazia bem ao coração. Tenho saudades de ir dar palha ao Macho, dos passeios pelo vale da lagoa, pelo vale Fagundes, em cima da carroça do Macho com o Tio Manel sempre a tocar guitarra e a cantar, tenho saudades da apanha da azeitona de apanhar castanhas e de me picar para lhes tirar a casca tenho saudades de apanhar morangos da terra todos muito alinhados, sentir o seu maravilhoso cheiro, passa-los pela agua do furo e come-los. Tenho saudades da Ilda que se atormentava com os seus meninos e que ainda hoje tem 42 anos, nem ela nem ninguém sabe o ano ou dia em que nasceu, por isso passou a ser dia 1 de Janeiro o primeiro dia do ano para não se esquecer. Tenho saudades de ouvir a Tia Guida a pedir para não corrermos nem pularmos na camarata dos rapazes, pois o lustre da sala de jantar podia cair, tenho saudades do cheiro da cera amarela do chão encerado da casa do avô, das noites de consoada em que nos juntávamos na cozinha para ver as Mulheres fazerem as melhores filhós. Tenho saudades do tio Zé Mário, meu padrinho querido, das suas barbas, das suas gargalhadas e das histórias que ele contava. Tenho saudades de ver o Tio Gerard a andar pelo seus próprios pés, sem precisar de ajuda de ninguém de o ver na porta para o quintal a dar-nos adeus com um sorriso nos lábios, lembro-me de o ver com alguma agilidade a apanhar pinhas no pinhal. Tenho saudades de ver a Tia Nucha sempre preocupada com todos, de subirmos para o telhado ás escondidas de todos e sentarmo-nos nas velhas telhas a fumar os primeiros cigarros e a falarmos dos primeiros namorados, tenho saudades da minha família, dos meus primos, tenho saudades de como éramos uma família unida enquanto o Avô foi vivo. Enquanto não houve partilhas. Tenho saudades de irmos todos juntos escolher o melhor e maior pinheiro para Arvore de Natal, de arrancarmos das pedras dos muros o musgo para o presépio. Tenho saudades dos doces caseiros, do cheiro da terra molhada, das pedras da calçada, de ver a chuva em carreiros como só em Cardigos vi. Tenho saudades de ouvir o som de um carro e vir a correr para a porta ver de quem era, era tão raro passarem carros em Cardigos, tenho saudades de brincar na casa da arvore… tenho saudades de ir a camioneta que chegava de Lisboa ás 19h para irmos comprar o Jornal do dia anterior. Era tão estranho e tão maravilhoso viver em Lisboa e passar ferias em Cardigos…era tudo tão diferente, tão calmo…tenho saudades de me chamarem para a mesa quando ainda havia horas certas para almoçar. Tenho saudades de ver a minha Mãe sorrir e de rir com gosto. Tenho saudades…muitas saudades… dos tempos vividos em Cardigos. Hoje passados muitos anos tenho saudades de já não ter uma casa Secular em Cardigos De já não ter um Avô, nem uma Avó… Tenho saudades Enviado por Mais Cartas Perdidas Na Net em

publicado por Bocas-Verdes às 01:33
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
27
28

29
30


.posts recentes

. Como pode ser um País gov...

. Os políticos Portugueses ...

. "VELHO DITADO" CADA PAÍS...

. CHAVEIRA DE CARDIGOS CONV...

. TENHO SAUDADES DA MINHA T...

. Região do eucaliptal"

. Quinhentos metros de estr...

. Vila de Rei rejeita reord...

. Irene Barata queixa-se qu...

. MUNICÍPIOS NATUREZA E TEJ...

.arquivos

. Novembro 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Abril 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub